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Como fazer uma reunião de vendas eficiente

Atualizado em: 10/12/2018

 

 

Quando entra em reunião com sua equipe, um gerente espera conseguir expor tudo o que havia programado mentalmente. Muitas vezes, porém, acaba sendo levado por assuntos circunstanciais. Isso gera um sentimento de frustração e perda de tempo em todos os envolvidos, levando à falsa crença de que reuniões são apenas um engodo corporativo. Mas na verdade, ela pode trazer importantes resultados coletivos.

Em momentos determinantes, como épocas propícias ao aumento dos resultados, é preciso sair da reunião com objetivos claros e a aderência de todos, mas sem deixar de lado as questões levantadas pela equipe. Parece complicado unir tudo isso, mas com algumas técnicas de condução é possível realizar reuniões organizadas e de alta eficiência.

 

Onde tudo começa: a base do seu trabalho, como líder, será realizar um diagnóstico do mercado de atuação, do seu ambiente e por onde as oportunidades de vendas podem estar escoando – e esse diagnóstico deve ser permanente. Em alguns casos, algumas sessões pontuais de feedback resolvem o assunto e, de quebra, já podem preparar seus vendedores para estratégias mais globais.

Olha a hora: o horário em que a reunião é marcada também ajuda no foco e concentração. Tente evitar horários próximos ao da saída ou do almoço de equipe. As pessoas tendem a ficar naturalmente dispersas quando têm um compromisso em seguida. Caso isso seja inevitável, crie uma rotina com dia e horário fixos, para que os vendedores possam se organizar para esse compromisso. Declare a duração da reunião, dizendo a hora em que está iniciando e em qual horário deve terminar, e sempre cumpra com rigor.

A pessoa certa no lugar certo: com a pauta e horário da reunião definidas, escolha exatamente as pessoas que precisam estar presentes. Isso ajudará a conduzir a reunião de maneira eficiente e produtiva, sem tomar tempo da equipe em assuntos que não agregam. Caso seja uma informação que os vendedores precisem ter, mas apenas de uma forma geral, transmita por e-mail, grupo de WhatsApp ou eleja alguém como multiplicador.

Direto ao assunto: tenha um objetivo abrangente de médio prazo e metas de curto prazo. Mostre-os de maneira direta e como a coesão. As pessoas tendem a ser mais atuantes quando sabem exatamente o que é esperado delas e em qual prazo.

Contribuições pertinentes: ouça sua equipe e considere suas contribuições, mas só as aprofunde durante a reunião se de fato forem pertinentes para o assunto tratado. Caso contrário, educadamente, peça para a pessoa levar sua sugestão a você logo após a reunião.

Concluindo a reunião: é preciso garantir que todos estejam confortáveis com a condução dos assuntos, que tenham se sentido ouvidos e, sobretudo, tenham entendido perfeitamente qual seu papel dentro da estratégia proposta. Por meio de uma comunicação e metas claras é possível alcançar grandes resultados.