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Dia das Mães: como se preparar para obter bons resultados de vendas

Atualizado em: 29/04/2019

 

 

O Dia das Mães é uma das datas de maior relevância para o comércio varejista, ficando atrás somente do Natal. Segundo dados do indicador Serasa Experian de atividade do Comércio – Dia das Mães, as vendas em 2018 superaram em 5,7% os números do ano anterior.

O mercado mostra-se otimista em 2019 e, segundo pesquisa realizada pela OLX, 44% dos entrevistados pretendem aumentar o valor investido no presente do Dia das Mães em relação ao ano passado.

Agora é a vez do comércio elaborar e colocar em prática boas estratégias para alavancar as vendas nessa data tão promissora e aproveitar a oportunidade para agregar valor ao cliente e fidelizá-lo para compras futuras. Alguns passos são importantes para garantir efetividade na data:

* Antes de qualquer ação, verifique quais produtos da sua marca têm aderência com a comemoração e para qual perfil de mães. Essa é uma boa data para lançar edições especiais de produtos ou dar uma cara nova a itens já consagrados no mix, mas não sem antes realizar um bom planejamento.

* Monte sua campanha publicitária de acordo com o tema e divulgue-a em todos os seus canais. Caso seja interessante para a marca, é possível buscar mais audiência por meio de concursos culturais, sorteios, programa de pontos ou brindes.

* O Dia das Mães também é uma data que costuma exigir reforços na equipe de vendas. Tenha em mente que na semana anterior à data o vendedor temporário já deve estar pronto para trabalhar. Evite contratações de última hora.

* Escolher bem os produtos da campanha de Dia das Mães e projetar corretamente o estoque agrega muitas vantagens. Primeiro, evita perder oportunidade de vendas ou acabar com um encalhe, que irá para promoção. A compra em um volume maior do que o habitual dá margem para negociações com seu fornecedor e, consequentemente, abrirá uma margem para negociar descontos para o consumidor final.

* A marca pode avaliar se é relevante colocar itens com desconto por tempo determinado (na semana do Dia das Mães, por exemplo) para conquistar novos públicos ou se tentará alcançá-los somente utilizando os recursos das campanhas publicitárias.

* A equipe de vendas deverá estar preparada para manter o alto nível de qualidade de atendimento ao cliente, visto que o volume de pessoas dentro da loja aumenta consideravelmente na semana de Dia das Mães. Outro mindset que deve ser adotado pelos vendedores é que toda a pessoa que entrar na loja deve ser vista como alguém predisposto a comprar. Treine a equipe para contornar objeções e utilizar a emoção do comprador para efetivar a venda.

* A vitrine e a decoração da loja devem refletir a identidade da marca, mas de forma atraente para o público consumidor: quem dará o presente – que podem ser filhas, filhos, cônjuge ou parentes. Muitas lojas pecam no momento de realizar a decoração, pois acabam montando vitrines sem pensar em quem compra, mas apenas em quem é presenteado.

* Faça um checklist de todos os itens importantes e consulte-o sempre que necessário para evitar perder algum detalhe.

 

Com base nessas informações, certamente a loja conseguirá um sucesso à altura de suas ações.