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A Páscoa vai muito além do chocolate. Aproveite e venda mais!

Atualizado em: 08/04/2019

 

 

Para quem vende chocolates, a notícia é boa: segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Amendoins e Balas (Abicab), é projetado um crescimento nas vendas do setor em relação a 2018. De acordo com estudo realizado pela empresa de inteligência de mercado Nielsen, o mercado de chocolates registrou crescimento de 5,5% em 2018 e, no período da Páscoa, avançou 3,8% sobre igual período do ano anterior. No ano passado a produção foi de 11 mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa, um crescimento de 26% em relação a 2017.

Mas quem pensa que Páscoa é apenas sinônimo de chocolate precisa mudar seu olhar. A data pode ser impulsionadora de outros setores, tanto pelas pessoas trazidas para circular pelo shopping quanto pelos produtos consumidos em decorrência da festividade.

Há também as pessoas que consideram substituir o ovo de Páscoa por outro tipo de lembrança por conta da relação custo x benefício ou mesmo para evitar o açúcar. De qualquer maneira, essa é uma época em que todos os lojistas podem se beneficiar, mas é necessário realizar ações estratégicas para aumentar sua atratividade.

 

PDV: Uma sugestão é aderir ao tema na montagem da vitrine ou decoração da loja. Procure produtos que remetam à data por meio das cores, texturas ou conceito e complemente o arranjo com outros itens de acordo com a identidade da marca.

Promoções: Crie campanhas para as pessoas que não são aderentes aos chocolates, montando kits ou oferecendo produtos que tenham o valor médio dos ovos de Páscoa.

E-Commerce: Para quem tem comércio eletrônico, promover produtos específicos para esse canal de vendas atrairá o consumidor digital e impulsionará as vendas. É possível fazer uma divulgação de grande abrangência utilizando e-mail marketing e redes sociais.

Rede Sociais: Ainda no digital, promover concursos culturais com o tema da Páscoa é uma boa estratégia para atrair mais audiência para esse canal de comunicação, sendo uma forma eficiente de divulgar a marca e produtos. Se houver orçamento, impulsione anúncios para potencializar, ainda mais, o alcance da ação.

Blog: Crie conteúdos relacionados à Páscoa que tenham interesse geral, tais como lista de curiosidades sobre a data, receitas tradicionais, enquetes e testes. Outra ação simples, mas que tem potencial para um bom resultado de engajamento, é disponibilizar imagens com tema de Páscoa para os displays de smartphone, tablets e computadores, sempre com sua marca inserida de modo elegante. Quanto mais a linguagem estiver adequada ao seu público, maiores são as chances de um engajamento orgânico.

Brindes: Se a loja não tem nenhum link possível com a data, ofereça lembranças de Páscoa para os compradores que consumirem a partir de um determinado valor.

 

Todas essas sugestões podem ser utilizadas simultaneamente ou em parte. O importante é ter em mente que, quando se trata de datas comemorativas, as pessoas ficam mais propensas a consumir. Sempre há uma forma de utilizar recursos de comunicação para incrementar as vendas e reforçar a reputação positiva de uma marca.