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Forme gerentes a partir da sua própria equipe

Atualizado em: 03/06/2019

 

 

Desenvolva lideranças a partir de pessoas que tenham talento para fazer carreira no varejo e aumente suas possibilidades de sucesso no mercado

 

O varejo é início de carreira para muita gente, mas uma grande parte dos profissionais acaba partindo para outras áreas, por acreditar que o setor oferece um plano de carreira limitado.

A verdade é que às vezes falta habilidade e/ou vontade dos líderes de identificar pessoas na equipe que tenham potencial para crescer e fazer carreira no varejo. Profissionais com enorme potencial para seguir no setor de varejo esperando uma oportunidade de aprimorar suas qualidades e adquirir técnicas para se especializar.

As principais características dessas pessoas “com jeito de varejo” são: capacidade de resolver problemas rapidamente, influência positiva sobre os colegas, criatividade para vender e disposição para assumir responsabilidades além da função. Com essa base forte é possível ensinar conhecimentos mais específicos sobre varejo em geral e desenvolver uma pessoa que será capaz de gerenciar a loja como um todo.

Gerentes mais atentos identificam os principais indicativos desses talentos e começam a desenvolvê-los para que se tornem lideranças dentro da equipe. Também é preciso contar com gerentes com disposição e tempo para realizar mentoria. Se esse for o caso em sua loja, aqui vão alguns passos a seguir para desenvolver os talentos de sua equipe:

Conhecimentos em Gestão: além da transmissão de conhecimento do gerente para o colaborador, ele pode indicar fontes de informação sobre gestão, como revistas, sites, podcasts e livros. Escolhido o tema da pesquisa, é preciso traçar alguns objetivos a alcançar com esse conhecimento e, em seguida, voltar a tratar deles para reforçar a informação.

Conhecimentos em tecnologia: o varejo tem passado por profundas mudanças e a tecnologia é um dos pilares dessa transformação. É preciso conhecer novas formas de pagamento, familiarizar-se com novas terminologias, utilizar provadores virtuais e outras novidades. Isso só reafirmará a capacidade do profissional em se atualizar.

Conhecimentos em liderança: o profissional escolhido para se tornar um futuro gerente pode ter um talento nato para lidar com outras pessoas, mas ainda assim será necessário dominar algumas técnicas de retórica, leitura corporal e escuta. O bom líder sabe ouvir, separando a informação do ruído.

Delegar responsabilidades: na fase de preparação de novos gerentes é importante atribuir algumas responsabilidades e monitorá-las. A autonomia para a resolução de problemas também deve ser concedida, sempre com informações claras sobre o seu limite. É importante montar um relatório em que o futuro gerente anote suas ações. O gerente-treinador também deve dar feedbacks sobre sua evolução, ajustando sua liberdade de atuação.

Desenvolver gerentes em sua equipe demora mais tempo que contratar alguém “pronto” no mercado, mas garante que esse profissional conhecerá a cultura da empresa e saberá a melhor forma de agir em cada situação.