Parque Shopping Barueri

buscar

Alimentação natural e vida saudável ganham força nos malls

Atualizado em: 13/08/2018

O interesse por produtos naturais cresce em todo o mundo. No Brasil, o mercado de produtos saudáveis, que engloba desde itens com menos sódio até sem glúten ou lactose, movimentou US$ 34,7 bilhões em 2014,  72,3% mais que cinco anos antes, segundo a Euromonitor, e de lá para cá só vem crescendo. O aumento da procura por itens menos artificiais tem feito com que as empresas encontrem uma nova forma de diferenciação para dar aos clientes a opção de fazer escolhas saudáveis. Como 80% dos brasileiros têm consciência de que precisam mudar seus hábitos alimentares e 64% acreditam que o consumo de produtos orgânicos melhora a saúde, esse é um caminho sem volta.

Essa tendência também vem crescendo nos shopping centers, puxada pelos consumidores mais jovens. O público da Geração Z acredita que os shopping centers precisam ser acolhedores, atraentes, inovadores, humanos e “verdes”. Além da expectativa por mais opções nas praças de alimentação, 22% dos clientes pesquisados pela Officina Sophia para a Abrasce preferem restaurantes e fast foods com comidas gostosas e saudáveis. Embora o índice seja inferior, por exemplo, aos que querem cafeterias com áreas de convivência (25%), esse já é um volume suficiente para movimentar muitos negócios nos malls.

Os empreendimentos da General Shopping e Outlets estão atentos a essa tendência, viabilizando a chegada de operações ligadas à alimentação saudável e natural nos malls. Em alguns casos, são redes de alcance nacional, como a Mundo Verde, pertencente ao Grupo Sforza, que está presente no Parque Shopping Sulacap e no Suzano Shopping. Redes que até recentemente eram locais e estão avançando em novas regiões  do País, como a Suco Bagaço  (no Cascavel JL Shopping e no Suzano Shopping), mostram que o foco em alimentação saudável gera resultados .

Ao mesmo tempo em que as redes crescem, continua havendo espaço para empresas locais, que aproveitam o crescimento do mercado para avançar. É o caso do Açaí Mais Sabor (Parque Shopping Sulacap), Sucaria Nacional (Parque Shopping Barueri) e Dinathura, Mais Açaí e Cipó Brasil (Cascavel JL Shopping), que crescem com a importância que alimentação natural, saúde e bem-estar têm para o público mais jovem. Esse é um setor que continuará a crescer nos próximos anos, marcando presença nos empreendimentos da General Shopping e Outlets.