Millennials: a nova geração de colaboradores
Atualizado em: 26/11/2018

(Freepik.com)
Uma geração com expectativas altas, que fica entediada e se frustra logo e precisa estar continuamente motivada. Pessoas para quem a ideia de ganhar dinheiro vem depois de aspectos como propósito, valores e senso de pertencimento. Os Millennials, ou Geração Y, são um desafio para todo gestor de empresas, especialmente no varejo, que é o maior empregador privado do País e a grande porta de entrada de jovens no mercado de trabalho. Como lidar com essa geração dentro de sua equipe de colaboradores?
As pessoas entre 18 e 27 anos cresceram acompanhadas por computadores pessoais e foram as primeiras a abraçar as transformações trazidas pelos smartphones. Também cresceram acostumadas a ver os pais trabalhando e, por isso, se tornaram mais individualistas e menos tolerantes às frustrações do mundo corporativo.
Um estudo realizado pela Trendsity em toda a América Latina, com 500 entrevistas no Brasil, mostra que, para lidar com esses membros do seu time, é preciso conversar na linguagem deles. E, sempre que possível, criar espaços para que eles exercitem sua criatividade e individualidade.
Confira algumas dicas importantes para lidar com essa geração de colaboradores:
1) O trabalho vai muito além do dinheiro
Um estudo da Deloitte mostra que 75% dos Millennials acreditam que as empresas estão mais focadas em sua própria agenda do que em ajudar a melhorar a sociedade. Para 60% dos entrevistados, o sentido de missão faz parte da razão que os levou a trabalhar na empresa onde estão atualmente. Ter uma causa, um objetivo, é extremamente importante para esse público, que espera que a loja onde trabalham não se limite a vender produtos.
DICA: mostre para os Millennials que sua loja tem um propósito que vai além de ganhar dinheiro. Qual é a causa que sua marca defende? Quais são seus valores?
2) Trabalhar é muito mais que cumprir tarefas burocráticas
Embora seja natural que pessoas mais jovens realizem mais atividades burocráticas e estejam menos envolvidas em ações transformadoras, esse é um ponto de tensão no ambiente de trabalho. O estudo realizado pela Trendsity mostra que 65% dos Millennials valorizam a possibilidade de fazer propostas no ambiente de trabalho e 68% acreditam que vieram para buscar maneiras diferentes de fazer as coisas. Mais da metade também diz detestar receber ordens sem entender qual é o propósito daquilo.
DICA: prepare-se para dialogar com eles, explicando como cada atividade faz parte do objetivo de encantar os clientes e para o crescimento profissional deles
3) Falta de experiência não deve ser um empecilho
Especialmente entre os mais jovens, a falta de experiência profissional é um fator limitante. Mas, para profissionais que viverão até os 80 ou 90 anos e que mudarão de carreira várias vezes ao longo da vida, falta de experiência será um desafio constante.
DICA: busque os profissionais por suas características de personalidade e então treine os aspectos técnicos necessários.
4) Abra a empresa para novos insights
Empodere as equipes para que elas ajudem a solucionar os problemas da empresa, criando soluções que resolvam as dores dos clientes e aumentem as vendas. Projetos “bottom up”, nascidos no piso de loja, podem ser desenvolvidos de forma orgânica e natural para que as pessoas se sintam parte do negócio. Além disso, essa abertura para insights exige transparência e agilidade.
DICA: use os insights dos seus colaboradores jovens, que estão na linha de frente, para entender o que o cliente quer. Além disso, estimule que as soluções venham de sua equipe e incorpore rapidamente as boas ideias, dando crédito e reconhecimento a quem trouxe as ideias.
Uma das características mais marcantes dos Millennials é sua capacidade de aceitar desafios e resolver problemas. Atualizados em relação às tendências tecnológicas e preparados para colocar novidades em ação, eles podem trazer ainda mais vitalidade para o seu negócio. Aproveite!