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Como usar bem a pesquisa de mercado para gerar vendas

Atualizado em: 11/02/2019

 

 

Muitas empresas, em todos os segmentos, realizam pesquisas de mercado para orientar decisões importantes e desenvolver estratégias de negócios, especialmente as que envolvem investimento e lucratividade.

É importante frisar que a pesquisa de mercado é um relatório de dados a serem interpretados. Para obter o melhor dessas informações, o primeiro passo é fazer as perguntas certas, situar bem o universo pesquisado e contar com uma amostra confiável (número de respondentes).

Para isso, é preciso ter objetivos claros para a pesquisa de mercado. Algumas sugestões de assuntos que podem ser explorados em uma pesquisa são:

  1. Definir o produto, público, praça e preço da maneira mais correta possível.
  2. Criar o perfil do consumidor definindo as características mais relevantes, como idade, nível econômico e gênero.
  3. Entender como o produto se diferencia dos demais e se isso seria bom para o consumidor.

 

Nem todos os negócios conseguem contratar uma empresa de pesquisa ou realizar por si as pesquisas, mas há alguns órgãos especializados que disponibilizam informações que podem ser utilizadas. É preciso, também, conhecer um pouco de estatística e saber minerar dados, pois a maioria deles são apresentados na sua forma bruta ou já interpretados segundo a pauta inicial da empresa que coletou as informações.

 

Você pode extrair dados de materiais disponíveis em alguns sites e portais, para começar:

SEBRAE: O Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas empresas capacita empreendedores a fazerem uma boa gestão do seu negócio. No seu portal é possível encontrar vídeos e artigos que mostram a importância da pesquisa de mercado e também como realizá-la de maneira profissional.

IBGE: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística realiza diversas pesquisas que permitem conhecer as características da população brasileira de um modo bem abrangente. Entre elas estão o Censo e a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar).

IPC Maps: Trata-se de um estudo que apresenta, em números absolutos, o detalhamento do potencial de consumo da população em 22 categorias de produtos em todos os municípios do País, tendo ainda o detalhamento de bairros em 221 cidades.

Mantenha-se atualizado com as editorias de mercado e economia de sites e jornais, pois elas sempre trazem alguns recortes de pesquisa. Associações setoriais, como Fecomercio e Abras, também disponibilizam dados importantes para o setor.

 

Com informações reais de mercado em mãos, as estratégias de vendas tornam-se muito mais assertivas e menos arriscadas, levando a uma mensuração correta do investimento na campanha de marketing. Isso também auxiliará no treinamento da sua equipe, que focará de modo consciente seu esforço de vendas.