buscar

Saiba como turbinar as vendas da sua loja

Atualizado em: 12/11/2018

Todo lojista deseja aumentar suas vendas, mas é necessário acompanhar as mudanças do mercado, incluindo as necessidades e comportamento dos clientes. Mas com algumas estratégias simples aplicadas no dia-a-dia a da operação é possível gerar mudanças. Saiba como:

 

Conquistar novos clientes: mais pessoas comprando em sua loja eleva seu faturamento. O custo de aquisição desses novos clientes, por outro lado, é mais elevado que nas demais opções e, dependendo do perfil do novo consumidor trazido para a loja, pode nem valer a pena.

Vender mais vezes para os clientes atuais: o aumento da frequência de compra faz com que sua loja ganhe espaço na preferência do público, especialmente em categorias onde é possível fazer compras recorrentes, como no setor de alimentação.

Aumentar o tíquete médio: fazer vendas de valores maiores para seus clientes atuais. Para isso, o consumidor precisa ver valor em sua proposta e confiar em sua equipe de vendas.

Se relacionar por mais tempo com os clientes: uma vez que a continuidade do relacionamento gera mais confiança do público. Para isso é preciso, porém, investir na nutrição desse relacionamento, buscando impedir que concorrentes ocupem seu espaço no coração dos clientes.

Vale lembrar que esses caminhos não são excludentes: é possível, por exemplo, ampliar o tíquete médio e a recorrência das compras dos clientes atuais.

 

Diversas estratégias podem ser adotadas para que essas quatro opções de expansão das vendas aconteçam. Conheça algumas delas:

 

  1. Faça vendas consultivas: os esforços de seu time de vendas não devem estar concentrados em “vender sempre”, mas em saber como seu produto ou serviço pode realmente ajudar. Entender o que o cliente precisa permite oferecer a melhor solução para ele, o que contribui para que ele veja sua loja de forma mais positiva.
  2. Tenha conversas significativas com os clientes: uma visita à loja pode não gerar imediatamente uma venda, mas ajuda na construção da marca. É importante, em cada contato com o cliente, entender o que ele precisa e como sua loja pode ajudá-lo. (INCLUIR LINK DO TEXTO COMO ENCANTAR O CLIENTE)
  3. Pergunte “por quê?”: nem sempre o cliente sabe a razão pela qual deseja aquele produto. Por isso, muitas vezes ele busca um produto que não é o ideal para aquela situação. Entender a necessidade do cliente ajuda sua equipe a oferecer a melhor solução e gera no público a confiança de que você entende do assunto.
  4. Foque o problema do cliente: a necessidade de seu cliente é muito mais importante que as características de seu produto ou serviço. Por isso, tente entender qual é a “dor” do cliente, o que ele precisa resolver.
  5. Faça upsell e cross-sell: sempre que possível (e fizer sentido para resolver o problema do cliente), dirija o cliente para comprar itens adicionais ou um produto mais caro. A compra de um ferro de passar roupas pode ser uma oportunidade para vender a tábua de passar ou de vender o melhor ferro possível, mesmo que ele seja um pouco mais caro.
  6. Não aceite um “não” muito cedo: o objetivo não é empurrar uma venda, mas as objeções devem ser superadas. Por isso, insista e tente entender a razão para aquele “não”. Muitas vezes, uma ou duas perguntas são suficientes para quebrar a barreira inicial do “não quero” ou “estou só olhando”, além de estabelecer um princípio de relacionamento.
  7. Clientes especiais são especiais: tenha um mailing daqueles clientes mais fieis e ofereça condições especiais para eles. Descontos, parcelamentos, promoções especiais, eventos exclusivos: criar diferenciação entre os clientes especiais e os outros é sempre uma boa pedida.
  8. Crie ansiedade nos clientes: pré-lançamentos, edições limitadas exclusivas e compras antecipadas são maneiras interessantes de criar ansiedade nos clientes em relação a novos produtos, o que aumenta a divulgação e estimula vendas adicionais.
  9. Estimule o diálogo: as pessoas querem ser ouvidas. Por isso, esteja sempre atento. Converse com os clientes, pessoalmente, em seu site, pelo WhatsApp e nas redes sociais. Ouça suas sugestões e atenda-as sempre que possível. Quando o fizer, avise para eles que a sugestão foi atendida. Mostre que a opinião de seu público é importante.