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Grandes marcas investem em quiosques para expandir presença de mercado

Atualizado em: 25/01/2018

Os quiosques já foram considerados como projetos-piloto para o teste de produtos antes da implementação de uma loja. Hoje em dia, entretanto, é comum que grandes marcas tenham estratégias diferenciadas de atuação no mercado e considerem os quiosques como uma parte importante de sua presença física, como um canal de custo baixo que permite ampliar a capilaridade em regiões onde uma loja talvez não trouxesse os mesmos resultados. Outras marcas são ainda mais radicais, desenvolvendo modelos de negócios baseados na presença física por meio de quiosques, que, aliada ou não a lojas convencionais, permitem alcançar diferentes perfis de clientes.

Com isso, a abertura de quiosques em shopping centers deixou de ser, para o lojista, uma forma de testar o empreendimento e passou a ser uma escolha consciente para se aproximar dos clientes, facilitando aquela “olhadinha” no produto e estimulando compras por impulso. Em algumas categorias de produtos, esse é um aspecto essencial do consumo.

O Unimart Shopping, em Campinas (SP), recebeu recentemente duas operações de quiosques muito relevantes no varejo brasileiro. Uma delas é a Piticas, líder nacional na venda de camisetas geek, com referências a filmes, séries e personagens em quadrinhos. A marca nasceu em 2008 da ideia de dois irmãos que, após morarem por dez anos nos Estados Unidos, voltaram ao Brasil para empreender e apostaram na criação de uma rede de franquias em um segmento de entretenimento inexplorado no País. Prezando por qualidade e criatividade em seus produtos, com uma pitada de humor, a Piticas aposta em produtos acessíveis e presenteáveis para “vestir o lado fã” das pessoas. Expandindo sua presença no país com uma estratégia híbrida, que contempla a abertura de lojas e de quiosques (dependendo das características de cada mercado consumidor), a empresa apresenta aos clientes mais de 120 modelos diferentes e manterá em 2018 seu ritmo acelerado de expansão de pontos de venda.

Outra novidade do mix do Unimart é a Chilli Beans, maior rede de óculos escuros e acessórios da América Latina. Tendo o fast fashion como modelo de negócios, a marca lança, toda semana, dez modelos de óculos de sol, cinco de relógios e três de armações de grau. A Chilli Beans foi a primeira varejista do setor no País a investir no conceito self service, que dá ao cliente a liberdade de manusear e experimentar à vontade os produtos. Com uma estratégia que também contempla lojas físicas e quiosques, a empresa alcança mercados dos mais variados perfis de consumo, com grande flexibilidade na operação.

Com a chegada ao Unimart, Piticas e Chilli Beans ampliam sua presença no mercado e se aproximam de seus clientes na região.