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Conheça a si mesmo e aumente suas vendas

Atualizado em: 18/03/2019

 

 

A loja pode ser linda, o produto de uma qualidade incomparável, mas no PDV a equipe de vendas tem o poder de fazer a diferença no momento de fechar a venda. É ela que reverte o consumidor que entrou só “para dar uma olhadinha”, é quem sabe interpretar a linguagem corporal do potencial comprador e percebe como negociar uma condição melhor para ele levar o produto. Esse é um ciclo que se repete constantemente, muitas vezes levando a vícios de comportamento, desmotivação e acomodação.

Antes que isso aconteça, é possível adotar algumas técnicas para movimentar a equipe e injetar ânimo novo no dia a dia, como dinâmicas e técnicas que auxiliam no reequilíbrio dos comportamentos. Algumas dessas dinâmicas não requerem tantos recursos, mas são suficientes para fazer a diferença, trabalhando necessidades individuais e do grupo.

 

Mindfulness – Atenção Plena

Essa técnica tem sido utilizada mundialmente, em ambientes domésticos, profissionais e médicos, com diversos benefícios aos praticantes: autorregula a atenção da pessoa, reduz quadros de ansiedade, aumenta a capacidade de concentração e reduz os níveis de estresse, entre outros.

Como fazer: Encontre primeiro um local calmo e um horário para a prática. Poucos minutos diários já são suficientes para se perceber uma melhora de atitude diante das situações cotidianas. No portal Mindfulness Brasil é possível conhecer o passo a passo da prática e como aplicá-la. Uma equipe mentalmente saudável faz diferença em qualquer negócio.

 

Autoconhecimento

Há instrumentos que podem ser utilizados para promover autoconhecimento e com isso atenuar pontos críticos e desenvolver potencialidades.

Como fazer: Reúna seus vendedores e apresente o cenário: cada pessoa é a treinadora de sua equipe de qualidades e defeitos. Para avançar em um campeonato, ela não pode dispensar nenhum dos membros da equipe, mas precisa encontrar uma forma de fazer com que todos trabalhem de maneira coordenada para vencer. Peça para escolham uma equipe de 4 características próprias, sendo duas positivas e duas negativas, e montem suas estratégias. No final, todos devem apresentar suas propostas para si mesmos. O mediador pode conduzir a dinâmica fazendo perguntas-chave e, ao final, mostrar quais características podem ser utilizadas para melhorar o desempenho do vendedor.

 

Observação

Conhecer os produtos da loja pode ser diferencial para fechar mais vendas. Há clientes que entram na loja querendo resolver uma dificuldade ou satisfazer um desejo, mas não sabem exatamente que produto comprar. Essa dinâmica pode ajudar a observar e interpretar o comportamento dos clientes para oferecer a eles produtos que resolvam sua necessidade.

Como fazer: Faça uma lista dos produtos da loja e quais situações eles resolvem para o consumidor. Uma pessoa da equipe sorteará uma dessas situações e interpretará um cliente que tem um problema e busca resolvê-lo, mas ainda não sabe como. O mediador deve revelar a essa pessoa qual é o produto correto. Em seguida a pessoa que interpreta o cliente deve apresentar a situação para a equipe, que deve tentar vender os produtos da loja, até chegarem ao produto certo. A cada erro, “o cliente” fará objeções à venda, passando a vez a outro vendedor. A duração dependerá da condução do mediador, que poderá escolher rodadas livres ou com tempo determinado.

 

Essas e outras técnicas trabalham a observação do cotidiano e o entendimento de como o vendedor e o cliente se comportam em cada momento. A atenção plena das equipes é um aspecto essencial para gerar melhores resultados no dia a dia da operação do varejo.