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Faça o bem e aprofunde seu relacionamento com o cliente

Atualizado em: 23/06/2019

 

 

Quando os lojistas desenvolvem boas estratégias de marketing, não só atraem uma audiência qualificada e consumidora, como podem aprofundar seu relacionamento com os clientes e se tornar mais relevantes para o público. Mas a relevância não está apenas na compra e venda de produtos, já que os consumidores esperam que as marcas ajudem a fazer um mundo melhor: 66% das pessoas abandonariam uma marca que estivesse envolvida em condições degradantes de trabalho e 42% não comprariam de quem estivesse sob denúncia de assédio.

Assim, é preciso fazer o bem. Com campanhas voltadas à responsabilidade social, os lojistas podem até mesmo estimular as vendas, oferecendo descontos em troca de doações. Melhorar os resultados é um benefício indireto de se posicionar como um parceiro da sociedade.

 

Escolha quem ajudar

Escolha uma instituição para ajudar, colete todas as informações, confira sua reputação e marque uma reunião no local. Conheça suas instalações, verifique o tipo de doação que ela precisa receber e combine a entrega. Essa doação pode ser feita em uma data estabelecida ou a combinar. Verifique se a entrega pode ser diluída em diversas datas, no caso de receber um volume de doações maior do que o esperado. Converse com a área de comunicação da instituição e tome conhecimento do que é ou não é permitido na divulgação.

 

Defina as premissas

Em uma rede de lojas, a campanha pode abranger todas as unidades, mas é possível escolher um único ponto para a coleta de doações. Defina qual a peça (ou peças) do mix fará parte da campanha. Isso será importante para mensurar o sucesso da ação. Estabeleça qual o critério para doação: se ela será por modelo da peça doada ou por quantidade. Em seguida, estabeleça qual a margem de desconto possível para essa ação. As peças de divulgação e os meios nos quais elas serão veiculadas ficam sob responsabilidade da área de comunicação do lojista. Para quem não tem essa alternativa, as redes sociais e a divulgação no próprio mall podem gerar bom retorno. É importante divulgar claramente as regras de participação, datas e locais.

Além disso, treine a equipe para lidar com possíveis problemas e estabeleça qual a autonomia dela para resolvê-los. A entrega das doações deve ser divulgada, mostrando o resultado da campanha. Por fim, gere relatórios para medir a taxa de sucesso da campanha.

 

Em 2015, a Adidas realizou o programa Pegada Sustentável 2.0, que recebia doações dos clientes, com o tema da sustentabilidade. O consumidor que doasse roupas e calçados esportivos ganhava 15% de desconto nas compras de qualquer produto da marca. Após a análise do estado das peças, elas poderiam ser destinadas para reciclagem, para o mercado de usados ou convertidas em energia para alimentar fornos de cimento.

Esse tipo de ação tende a reforçar a imagem positiva de uma loja, conquistando a atenção de consumidores mais engajados, principalmente se a ação se tornar periódica.