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Como usar a gamificação para estimular sua equipe de vendas

Atualizado em: 04/02/2019

 

 

A área de vendas é um setor que sempre está se renovando em função da dinâmica do mercado, o que envolve produtos, perfil de consumidor e meios tecnológicos. Para acompanhar esse movimento, é preciso manter as equipes de vendas engajadas e motivadas, lançando mão de técnicas e outros artifícios para manter o ritmo em tempos de pressão intensa.

Um dos recursos utilizados com bastante sucesso é a Gamificação para equipe de vendas. Esse método cria situações de engajamento por meio de desafios ou jogos, estimulando as pessoas por meio de metas de curto, médio e longo prazos. Essas metas também podem ser individuais, coletivas ou combinadas, tornando-se assim uma métrica importante e um bom termômetro de desempenho. Contam, também, com um sistema de recompensa, que é um dos vetores do sucesso da ação.

 

E na prática? Como utilizar?

Antes de implementar a gamificação é preciso planejar em detalhes a ação. O mediador, por exemplo, não pode estar envolvido com a meta da equipe: ele precisa ter suas metas próprias. É importante estabelecer objetivos realistas com premiações compatíveis. Quanto mais próximo da realidade, mais as pessoas vão se sentir motivadas em cumprir o objetivo. O cronograma de ações e todas as regras da competição devem ser acordados com a equipe para que todos consigam desenvolver suas estratégias. Tudo isso ajudará muito na adesão à proposta.

Na Gamificação, todos os resultados parciais até o cumprimento das metas devem ser transparentes e acessíveis; e as pessoas devem ser orientadas em quais pontos podem melhorar para avançar no jogo, tornando assim o ambiente colaborativo e motivacional. É importante ter em mente que um ambiente de competição saudável deve ser prezado, afinal todos se beneficiam se bons resultados forem conquistados.

Criar alguma etapa colaborativa também é essencial para amenizar um possível ambiente de alta competitividade, criando ao mesmo tempo engajamento e sentimento de união. O mediador deve ter um perfil agregador para manter o grupo coeso e produtivo, interferindo no processo quando for necessário.

Caso a equipe receba um novo produto que seja muito estratégico na campanha, realize um pequeno jogo de perguntas e respostas ou mímica para reforçar o conhecimento, por exemplo. Utilize material gráfico para mostrar o ranking de vendas e a imagem da premiação, pois isso reforçará a comunicação e o engajamento no dia a dia de vendas. Estabeleça pontuações para os produtos, trabalhando o placar de venda em pontos, não em reais. Você pode também estabelecer um sistema no qual promova os participantes à medida em que eles cumpram determinadas metas.

Os feedbacks podem ser coletivos, mas não dispense as conversas individuais, para que os vendedores possam receber orientações mais pontuais. Dê abertura para que eles falem sobre como estão sentindo o processo do game e tragam sugestões.

 

Shopping Bonsucesso, um caso de sucesso

O Shopping Bonsucesso iniciou em outubro de 2018 o projeto Mall Play, que prevê a disseminação de conhecimento e técnicas de vendas por meio de vídeo-treinamentos. Com foco em ações práticas, cada vídeo traz conteúdos relevantes, transmitidos de maneira direta e descontraída. O conteúdo foi planejado para alcançar vendedores e lojistas. O departamento de Marketing fez uma ação de conscientização da importância do uso da plataforma junto aos gerentes de lojas e pode tirar todas as dúvidas, garantindo assim que eles fizessem o papel de incentivadores ao uso da ferramenta.

Um dos seus principais diferenciais é o alcance. Se antes os treinamentos eram feitos de modo convencional, dependendo de locais e horários específicos, o Mall Play facilitou esse processo. É possível assistir aos vídeos de qualquer dispositivo online (celular, tablet ou laptop) a qualquer momento. A plataforma permite também a mensuração da audiência, para que os mediadores possam gerenciar o engajamento e coordenar melhores resultados.

Além disso, o Shopping Bonsucesso desenvolveu um mecanismo de premiação, reconhecendo os esforços dos colaboradores que acessam e interagem na plataforma. O Shopping Bonsucesso já tem planejado os próximos passos para evolução desse recurso e pretende aprimorá-lo cada vez mais.