buscar

Saiba como aumentar a produtividade dos vendedores

Atualizado em: 30/10/2018

 

 

Vender é a alma do varejo. Por isso, é preciso saber vender bem para poder vender mais. Aumentar a produtividade dos vendedores da loja permite criar uma operação mais eficiente, que gera mais resultados. Desenvolver uma equipe altamente produtiva depende de contar com pessoas com esse perfil, manter a motivação e contar com regras e processos que aumentem as vendas, permitam atender mais clientes e gerar melhores resultados.

Para aumentar a produtividade de sua equipe, você precisa criar uma rotina de vendas, baseada nos seguintes pontos:

 

1) Prospecção

Para vender mais, é preciso ter mais oportunidades de venda. Não adianta aguardar que os clientes passem em frente à loja para e perguntar se é possível ajudar em algo. O bom vendedor faz prospecção de clientes, dedicando uma boa quantidade de tempo à busca de novos negócios. Seja pelo telefone, pelo WhatsApp ou mesmo por e-mails, é importante contatar os clientes que compraram há algum tempo. Aproveite a chegada de novos produtos, o lançamento de uma coleção ou promoções para falar com os clientes do seu mailing.

 

2) Não ter medo de perguntar

A melhor forma de saber o que o cliente quer ou precisa é perguntando para ele. Saber perguntar (e como perguntar) é um caminho importante para acelerar o processo de entendimento de quem é o cliente, suas necessidades e desejos.

3) Saber ouvir

Perguntar é apenas uma parte do processo de entender o cliente. Se o vendedor não souber ouvir, de nada adianta. Os melhores vendedores costumam ser os melhores ouvintes. Para entender o que o cliente quer e poder oferecer a melhor solução para ele, é preciso prestar atenção nele e ouvi-lo atentamente. Ao ouvir, preste atenção em sua postura: faça contato visual para mostrar que está atento e interessado em resolver o problema do cliente.

 

4) Ter persistência

Em média, uma decisão de compra é tomada após o cliente passar por 14 pontos de contato com a marca, produto ou serviço. Isso significa que existe uma chance enorme do cliente não fechar a compra imediatamente. Para superar esse obstáculo, aproveite o contato na loja para estabelecer um bom relacionamento

 

5) Superar objeções

Quando o cliente pergunta sobre um produto ou serviço, ele está de alguma forma interessado. Por mais que seja “apenas uma olhadinha”, é possível transformar aquele contato em resultados. Estabeleça contato, pergunte, investigue o que o cliente deseja e entenda o que está impedindo a venda. É o preço? É um produto concorrente? É a dificuldade em levar o produto para casa no momento? Cada objeção permite ao vendedor se aprofundar nas qualidades e benefícios de seu produto. O item pode ser parcelado (ou na compra de um, o outro tem desconto), suas características são melhores, a loja oferece delivery. Toda objeção permite argumentar mais sobre as suas qualidades e benefícios.

 

6) Mostrar à equipe os indicadores de vendas

Trabalhar com base em números dá aos vendedores uma razão muito clara para converter cada cliente. Se o time não sabe qual é a meta de vendas ou quanto falta para alcançá-la, não existe uma motivação imediata para alcançar o resultado. Saber, no início do dia, quanto é preciso vender dá à equipe um alvo claro para aquele dia.

 

7) Estimular a troca de ideias

Falar sobre o que está funcionando e valorizar as boas iniciativas do time são o caminho para fortalecer a equipe.

 

8) Investir na capacitação

É preciso preparar os vendedores, sempre. Não existe uma receita infalível, pois vários modelos de treinamento geram resultado. A chave é capacitar sua equipe nos vários aspectos da venda e do relacionamento com os clientes.

 

Com uma equipe preparada e engajada a encantar o cliente, ficará mais fácil alcançar o sucesso nas vendas.