buscar

Criatividade para vendas: realize eventos utilizando sua marca

Atualizado em: 09/06/2019

 

 

Com recursos próprios e criatividade, é possível realizar eventos dentro da loja, trazer novos clientes e aumentar suas vendas.

 

Em tempos de alta competitividade, com consumidor bem informado e e-commerce, é necessário realizar ações que agreguem experiência às pessoas. Muitas lojas têm feito um trabalho substancial na área de atendimento, mas isso já está sendo percebido pelos clientes mais exigentes como o mínimo necessário.

Para causar impacto e agregar valor, pode-se realizar ações mais elaboradas dentro do PDV, como pequenos eventos. E é possível realizá-los com recursos próprios e alguma criatividade.

 

Como fazer

O principal objetivo é incrementar as vendas, mas é preciso associá-lo a uma motivação para seu público perceber o valor. O planejamento começa em estabelecer que tipo de produto será promovido (lançamento ou bota fora, por exemplo) e qual espaço poderá ser utilizado. Outros aspectos importantes: a ação será única ou recorrente? Ela será cobrada ou gratuita? A experiência será mais sensorial ou de observação?

Desfile: estabeleça um horário para realizar pequenos desfiles na loja, distribuídos em diversos horários. A estratégia é organizar as araras com as peças utilizadas na ação em um local próximo à área onde será feito o desfile. Com os vendedores misturados ao público, ficará mais fácil perceber as reações de interesse, permitindo assim que eles se aproximem dos clientes utilizando esse gancho.

Workshop de alimentos: os clientes poderão preparar suas receitas comprando os kits da loja, que já deverão estar separados por quantidades.

Distribuição de autógrafos: convidar uma personalidade ligada aos produtos da loja para uma sessão de autógrafos. Seja em uma loja de artigo esportivos ou em uma livraria, esse é um impulsionador poderoso para as vendas.

Demonstração: essa estratégia funciona bem para novos produtos. Realize ações de demonstração de um produto específico e desejado para os clientes. A ação pode ser impulsionada pelo sorteio de um brinde.

Workshops de Personalização: você precisará de um profissional que mostre quais as formas de personalizar uma peça no método “Faça você mesmo”. Nesse caso, o cliente pode comprar uma peça e ganhar uma aula. A loja pode treinar seus vendedores para realizar o evento.

Palestras: escolha um tema relacionado ao interesse do seu público e ligado aos seus produtos. Organize o espaço e a distribuição de horários para a realização.

 

É importante medir

Com a ação estabelecida, é preciso medir seu sucesso. Faça uma pequena pesquisa com os participantes, crie um código de caixa para a saída desses produtos e monitore a penetração nas redes sociais, por meio de hashtags criadas para a ação. É muito importante, também, fazer uma reunião de encerramento para coletar as impressões da equipe, reforçar os pontos fortes e trabalhar os pontos fracos. Todas essas informações ajudarão a implementar essa estratégia com mais sucesso a cada edição.