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Como dar feedback ao funcionário de sua loja

Atualizado em: 29/10/2018

Transforme um momento delicado em motivação para o colaborador

 

Uma das tarefas mais difíceis na relação com os funcionários da loja é dar um bom feedback. Esse é um momento complicado, em que o foco pode facilmente sair do profissional e ir para questões pessoais. Quem, afinal, gosta de receber críticas pelo seu trabalho? A consequência disso é que, com frequência, esse momento passa a ser temido e evitado, o que gera problemas ainda maiores de relacionamento com os colaboradores e prejudica não só o clima na loja, como também o desempenho da equipe.

Isso acontece porque o feedback é entendido de forma errada. Ele precisa ser entendido como um momento construtivo, que ajuda a crescer e a melhorar

1) bem intencionado: deve contribuir para o crescimento profissional do colaborador;

2) específico: precisa se referir a determinados comportamentos ou atitudes que possam ser mudados, não a questões genéricas;

3) direto: sem rodeios, mostre qual é o comportamento ou atitude que precisa mudar e qual o motivo para isso;

4) prático: deve gerar ações imediatas para corrigir os problemas.

 

Como fazer com que o feedback seja bem recebido

Alguns cuidados são necessários para que o momento de feedback seja produtivo:

1) tenha empatia: como você receberia esse feedback que precisa dar? Qual deve ser o tom ideal para que a mensagem seja entendida?

2) lembre-se que é uma conversa produtiva: é normal que quem recebe o feedback queira argumentar e rebater o que foi dito. Mostre que a conversa é para ajudar a pessoa a melhorar porque se importa com ela;

3) mostre sua perspectiva: ações que pareceram corretas pelo funcionário muitas vezes se mostram menos acertadas quando outros ângulos são considerados. Mostre esses outros pontos de vista para o colaborador e faça-o entender que ele faz parte de uma equipe. Suas ações têm consequência sobre os outros;

4) não feche portas: o feedback é o início de um processo de melhoria. Mostre-se disponível para voltar a conversar sobre o assunto.

 

As pessoas costumam achar que o momento de feedback é uma ocasião para críticas. Na realidade, esse é um momento de aprendizado e desenvolvimento profissional. Saber usar bem o feedback é uma oportunidade para entender como crescer na carreira, melhorar a comunicação e alcançar suas metas.