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Como gerenciar o trabalho de sua agência de comunicação

Atualizado em: 22/04/2019

 

 

 

Com a complexidade da operação do varejo, com frequência as atividades operacionais de comunicação, como a postagem de conteúdo nas mídias sociais e a produção de peças publicitárias, são colocadas nas mãos de agências. Terceirizar esse tipo de ação é uma medida comum para reduzir custos, ganhar agilidade e focar o time em aspectos estratégicos. Para que o trabalho da agência de comunicação renda os frutos esperados, porém, é preciso estar atento a alguns pontos:

 

Seleção da agência: Investigue qual sua carteira de clientes e se há sinergia com sua marca ou com o seu objetivo de comunicação. É mais provável que o trabalho flua melhor com agências que já entendam do seu nicho, da sua abordagem específica e do perfil do seu consumidor.

Gestão: É indispensável ter uma ou mais pessoas responsáveis por acompanhar o trabalho da agência. Esse profissional deverá ser, preferencialmente, da área de comunicação, mas caso não seja possível, precisa ser alguém que entenda da área. Qualquer profissional que acumule essa função tenderá a colocá-la em segundo plano, por uma simples questão de prioridade.

Planejamento: É preciso estabelecer quais os objetivos e metas dessa contratação. Liste todos os setores envolvidos na campanha e acione-os para que todas as informações sejam fornecidas e as demandas sejam feitas. Defina logo no início qual é o investimento, a forma de pagamento e como será feito o controle desse valor.

Calendário: As entregas das peças de comunicação devem ser feitas estabelecidas no calendário da campanha. É comum que esses prazos sejam revisitados, mas não sem que a loja seja consultada.

Aprovações: Exija a apresentação das peças da campanha para aprovação e questione sempre que acreditar ser pertinente. Isso pode envolver textos, imagens e materiais físicos. Embora a agência seja especialista em seu setor, o lojista é especialista em seu próprio negócio. É preciso encontrar um lugar comum nesse conjunto para obter o melhor resultado.

 

Agência e loja devem trabalhar lado a lado para que a comunicação alcance os objetivos esperados. Para que o processo seja fluido e produtivo, o diálogo entre as duas partes precisa ser claro e respeitoso, sempre distanciando-se do plano pessoal. Administrando alterações e imprevistos de modo profissional, ganha-se eficiência na solução, o que é benéfico para todos.