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Como usar o online para impulsionar as vendas nas lojas físicas

Atualizado em: 11/03/2019

 

 

O comércio online mudou completamente a forma como as pessoas lidam com o consumo. Não se trata apenas de uma modalidade de varejo em plena expansão (a expectativa da ABComm para este ano é de um crescimento de 16% nas vendas do e-commerce), mas de uma mudança de comportamento dos clientes, que utilizam recursos online mesmo para comprar produtos que retirarão nas lojas físicas.

Lojistas de qualquer porte podem aproveitar a expansão do online. Isso porque, embora o e-commerce represente cerca de 5% das vendas totais do varejo, sua influência nas vendas é muito maior: o Google estima que pelo menos dois terços das transações de compra passam, em algum momento, por pontos de contato digitais. O consumidor, antes de ir à loja, já pesquisou a reputação da marca online, já procurou o produto desejado e, assim, quando vai ao PDV já está mais disposto a fechar a compra.

Embora seja importante para o varejo desenvolver sua operação online, nem sempre essa é uma prioridade estratégica, seja por falta de recursos, seja porque o momento da loja é outro. O mais relevante é pensar em como fazer a aproximação entre o varejo físico e o virtual, explorando o online para impulsionar as vendas no PDV. Assim como acontece nas lojas físicas, a exposição de produtos e preços no ambiente online ajuda a expor o mix de produtos, promover ofertas e engajar o consumidor. Quando a experiência online é levada para o ambiente da loja física, o consumidor sente mais confiança em comprar e, com frequência, aproveita a visita ao ponto de venda para adquirir um produto extra. Dessa forma, a experiência iniciada no site se transforma em uma relação completa com o consumidor.

Um passo importante para que isso aconteça é desenvolver vitrines virtuais que iniciam o relacionamento das marcas com os clientes. É o que acontece nos Outlets Premium da General Shopping e Outlets Brasil (GSOB), em que os clientes que acessam www.outletpremium.com.br encontram uma vitrine de produtos com peças categorizadas, seguidas por seu preço e pelo contato da loja.

O mais importante nesse processo é manter-se em sintonia com as mudanças e os movimentos do mercado, entendendo quais ferramentas fazem sentido para o negócio e, principalmente, para a jornada de compras dos clientes. O consumidor busca formas rápidas e práticas de adquirir produtos e, por isso, os meios de contato online devem funcionar como um facilitador das relações comerciais. Dessa forma, o online deixa de ser um concorrente da loja física: bem pelo contrário, ele, bem trabalhado, gera fluxo para o PDV e amplia as vendas.