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Aproveite o Dia Internacional da Mulher para aumentar o impacto da sua marca

Atualizado em: 04/03/2019

 

 

Em 1975 a ONU (Organizações das Nações Unidas) oficializou o 8 de março como Dia Internacional da Mulher, atribuindo visibilidade às importantes pautas levantadas pelas mulheres nos âmbitos político, social e econômico.

Colocando o cenário econômico em perspectiva, as mulheres têm conquistado mais espaço e se desvencilhado de antigos padrões. As empresas devem estar atentas a essas mudanças para evitar cair em clichês e acabar gerando descrença por parte desse público. Hoje, mais de 30 milhões de casas são chefiadas por elas; muitas estão adiando o casamento e a maternidade para se dedicar às realizações pessoais, e a maioria delas decide (ou influencia) as compras do seu núcleo – cônjuge, amizades, filhas e filhos. É o maior público consumidor do varejo.

E agora? Quais ação de vendas podem ser feitas para marcar a data?

 

“Seja você”

Pensando no universo dos Shopping Centers, a diversidade de perfis das mulheres que passam pelos seus corredores e olham suas vitrines é enorme. Portanto, qualquer ação relacionada ao Dia Internacional da Mulher precisa ter a cara da loja.

 

O trivial de qualidade

A vitrine deve ser decorada com produtos realmente atraentes para o público feminino ou para quem quer dar um presente. Faça uma decoração de bom gosto, bem pensada. Se houver espaço suficiente, crie um cantinho para uma selfie de comemoração na loja, incentivando a inclusão de uma hashtag específica para mensurar o alcance da ação. Monte kits ou cestas de produtos de tamanhos variados para atingir mais faixas de preços. Outro ponto: a equipe de vendas deve estar atenta ao fato de que as mulheres presenteiam a si mesmas. É permitido oferecer essas opções para elas também.

 

Promoção de bons produtos

Caso a loja opte por colocar alguns produtos em promoção para a data comemorativa, eles não podem ter cara de “desova de estoque”. É preciso pensar estrategicamente sobre quais itens devem entrar na campanha: eles realmente precisam ser os favoritos delas no seu mix. É importante frisar que o público feminino tem um senso apurado sobre variação de preços.

 

Digital também entra

Crie uma campanha de promoção específica para o meio digital. O lojista pode enviar para seu mailing um voucher com código de desconto para um determinado mix vendido no e-commerce. Também pode promover um concurso cultural por meio das redes sociais ou alguma ação que integre e-commerce e loja física.

 

Além dos produtos femininos

A loja pode não ter produtos femininos, mas certamente tem compradoras mulheres. A loja deve estar preparada para oferecer um mimo nessa data. Podem ser os famosos bombons, vouchers de desconto ou brindes adquiridos por meio de parceria com outras lojas do mall. Demonstre que sua marca se importa com o Dia Internacional da Mulher. Aliás, por não ter como alvo o público feminino, uma ação desse caráter é ainda mais bem vista, pois mostra preocupação com as compradoras.

 

Há muitas formas de realizar ações para o Dia Internacional das Mulheres e cada lojista deve fazer o melhor dentro das suas condições de investimento. O importante mesmo é não deixar passar em branco.