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4 dicas para engajar sua equipe de vendas

Atualizado em: 18/02/2019

 

 

Uma equipe motivada e bem orientada tem o poder de fechar mais vendas. O contrário também vale: a falta de motivação diminui a produtividade, desencadeando uma série de efeitos prejudiciais a qualquer empresa, como falta de organização e o afastamento dos clientes.

Mas de quem é a responsabilidade por essa baixa? Depende. Se isso acontece de maneira isolada, pode-se conversar com o colaborador específico. Se for generalizada, a liderança é quem precisa rever suas atitudes. Sendo de um lado ou do outro, algumas técnicas podem ser aplicadas a todos para engajar a equipe e gerar mais vendas.

 

Conhecimentos x Talento natural

Uma forma de manter a equipe unida em torno de um propósito é mostrar como é possível alcançar as metas por meio de seus próprios talentos. Entre as muitas técnicas conhecidas, existe uma que complementa o que é nato em cada vendedor. Se faltar orçamento para um grande treinamento, comece com algo acessível. Líderes que compartilham suas experiências ajudam a facilitar o processo de vendas, mas nesse caso é preciso se preparar por meio de leituras especializadas, montar uma boa apresentação e, claro, conhecer bem a equipe.

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Alta qualidade

O treinamento é o primeiro passo, mas não resolve tudo sozinho. É preciso ser coerente e manter a continuidade do que foi ensinado. Líderes e equipes devem utilizar o dia a dia para implementar as boas práticas que forem construídas no caminho. Com o tempo, todos estarão agindo dentro de um padrão de qualidade, dominando a linguagem e criando uma cultura de vendas. Um ambiente que funciona bem e cumpre o que é ensinado facilita as relações, fortalece laços de confiança e inspira produtividade.

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Campanhas de vendas

Trabalhe metas periódicas, possíveis dentro de serem realizadas, mas sem faltar desafio. Elas deverão ser individuais e coletivas, apresentadas de maneira motivacional. Se possível, inclua alguns fatores extras na motivação para o cumprimento da meta, como realizar a doação de alimentos a uma instituição no final da campanha. Use a criatividade.

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Comunicação transparente

Não deixe para lá. Não deixe para resolver depois. Assim que um problema é detectado, mesmo que seja um “clima ruim” entre os vendedores, é preciso enfrentar. Exerça a cultura de feedbacks, dê e ouça sugestões, e observe. Caso o problema seja recorrente, encontre a origem e resolva. Dialogue, dissolva fofocas, seja o primeiro a dar a notícia ruim. Um ambiente em que há desconfianças, teorias da conspiração e “panelinhas” atrapalha o foco nas vendas.

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É preciso ter maturidade para saber conciliar os objetivos de vendas e as pessoas – que trazem seus comportamentos intrínsecos, sejam bons ou maus. Chegando a esse equilíbrio, todos caminharão juntos, olhando para a mesma direção.