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Boomers a Z: conheça o comportamento de consumo de cada geração

Atualizado em: 06/05/2019

 

 

O comportamento dos consumidores tende a mudar com o tempo e hoje, com a expectativa de vida cada vez maior da população, não é incomum que uma mesma loja tenha que lidar com até cinco gerações diferentes de clientes. Dos chamados “boomers” (nascidos após a Segunda Guerra Mundial, e hoje com mais de 60 anos) à geração Alpha (os “nativos digitais”, nascidos nos últimos 10 anos), passando pelas gerações X (o público acima dos 35 anos), Y (entre 20 e 35 anos, aproximadamente) e Millennials (entre 10 e 20 anos), a variação é imensa.

Como lidar com públicos completamente diferentes e como ser relevante para cada uma dessas gerações? Cada público tem demandas diferentes por categorias de produtos diversas e está em momentos variados no mercado de trabalho e na forma de encarar a vida. Conhecer esses diferentes perfis ajuda a posicionar sua loja para que ela seja irresistível ao público que você quer alcançar. Mais do que olhar a idade, porém, é importante analisar a maneira como seu público se comporta. Vamos lá?

 

Boomers

O termo nasceu nos Estados Unidos para identificar as pessoas nascidas logo após a Segunda Guerra Mundial. São as pessoas que basearam sua vida em trabalhar para buscar a estabilidade financeira. Valorizam a durabilidade e o conforto dos produtos que consomem e preferem a estabilidade às mudanças constantes. São mais leais e patriotas.

 

Geração X

É a geração que viu o desenvolvimento da eletrônica e da computação pessoal, ao mesmo tempo em que passou por um período de grande avanço das construções. Tem muito mais intimidade com a tecnologia do que a geração anterior, mantém seu foco nos produtos (em vez de causas ou ideias), enxerga o vestuário como uma expressão pessoal e é responsável pela maioria das decisões de consumo na família.

 

Millennials (ou Geração Y)

Trata-se de um público mais jovem, com frequência indeciso quanto ao que fazer profissionalmente. Para eles, por sinal, o trabalho é menos importante do que ter um propósito maior em suas atividades. Mais importante que “o que fazer” é “por que fazer”. É a geração que viu o nascimento da internet e deu início à onda do empreendedorismo e das startups. Para eles, ser feliz é mais importante do que ser rico.

 

Geração Z

São os atuais adolescentes, que têm os dispositivos digitais como algo natural em suas vidas. No Brasil, já representam 20% da população, mas têm baixo poder aquisitivo (claro, pois poucos já trabalham). Descobriram o poder da comunicação em vídeo, usam o YouTube como seu principal canal de informação e têm uma relação mais crítica com empresas e marcas. Para eles, o consumo é uma expressão de suas identidades e valores.

 

Geração Alpha

São as crianças de hoje, que têm a tecnologia no centro de suas vidas. Seus processos de aprendizagem e sua visão de mundo são e serão profundamente influenciados pela presença constante de dispositivos digitais em suas vidas. Nasceram e vivem em um mundo de abundância de informação e acesso global a produtos e serviços.

 

As mudanças nas características das gerações impactam diretamente os negócios. Basta notar, por exemplo, o crescimento da alimentação saudável e do vegetarianismo, estimulados pela Geração Y; ou a valorização de cosméticos preparados sem testes em animais, uma preocupação que é muito forte nas gerações Y e Z. Estar atento às mudanças de comportamento dos consumidores é um indicador muito importante de novas oportunidades para sua loja. Conheça bem seus clientes, entenda o que eles valorizam e seja relevante para eles!