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Tenha clientes recorrentes e aumente suas vendas

Atualizado em: 14/07/2019

 

 

Uma estratégia importante para aumentar suas vendas é fazer com que seus atuais clientes sejam recorrentes, retornando à loja de tempos em tempos para realizar novas compras. O conceito é bastante simples, mas a execução dessa estratégia envolve uma série de questões importantes para a gestão da sua loja:

 

Conheça seus clientes

Se você não sabe quem são seus clientes atuais, não conseguirá desenvolver ações para fazer com que eles retornem à sua loja. Por isso, registre toda informação possível sobre o consumidor. Se você tem um programa de fidelidade, já tem um bom lugar por onde começar: utilize as informações dos seus clientes, como suas últimas visitas e produtos adquiridos, para estimular o retorno e novas compras.

 

Personalize o relacionamento

É cada vez mais importante investir em personalização. Realize eventos ou abra a loja antes da hora para clientes VIP, encontre meios de fazer com que o cliente que se relaciona sempre com sua loja sinta-se especial.

 

Utilize as redes sociais

Divulgue suas novidades e, principalmente, utilize as redes sociais para estabelecer conexões com os clientes. Uma vez que eles começam a se relacionar com você online, aproveite as facilidades do Social Commerce para aprofundar o contato.

 

Tenha uma estratégia de comunicação

Newsletters, e-mail marketing ou mesmo o WhatsApp. Você tem diversas ferramentas de baixo custo à sua disposição para fazer o cliente lembrar de você com mais frequência. Quando ele for à loja, pergunte se ele gostaria de receber informações sobre novidades. Peça então seu e-mail ou número de telefone e coloque esses contatos na sua base de dados. Periodicamente, avise sobre novidades, mas tome cuidado para não sobrecarregar o cliente de informações ou desperdiçar mensagens. Leve em conta o tempo médio que o cliente demora para fazer novas compras em sua loja para “entrar no radar” dele na hora certa.

 

Invista no pós-venda

O pós-venda costuma ser o primeiro passo da sua próxima venda. Por isso, mantenha-se próximo do cliente e disponível para resolver problemas. Tenha uma política de troca que seja simples e atenda rapidamente qualquer reclamação. Reverter um cliente insatisfeito pode ser uma grande oportunidade para conquistar vendas adicionais.

 

Crie modelos de venda por assinatura

Seja qual for seu segmento de mercado, vale a pena pensar na possibilidade de desenvolver sistemas de vendas recorrentes. Um exemplo são os clubes de assinaturas: será que o cliente não se interessaria em receber em casa um produto seu por mês, em vez de ir à loja? Para o varejo, a vantagem é uma receita mais previsível, enquanto o consumidor ganha praticidade no seu dia a dia. Outro benefício desse modelo é o aumento da fidelidade do cliente, pois ele passará a comprar mensalmente da sua loja, sem que você tenha que investir em trazê-lo para o PDV.

 

Existem muitas possibilidades de gerar uma nova compra de seus clientes. Entenda quais são as necessidades do seu público e crie formas de atendê-lo e conquistá-lo.